“Quando o Los Crudos, a seminal banda latina de hardcore de Chicago, fez seus últimos shows no fim de semana de 17 de outubro de 1998, uma das razões citadas para acabar com sua carreira de sete anos era simplesmente porque haviam alcançado muito mais do que poderiam ter imaginado. Essa humildade parecia falsa vinda de muitas bandas, mas vinda da boca de Martin Sorrondeguy, o vocalista dos Los Crudos, as centenas de garotos espremidos em Fireside Bowl, em Chicago, sabiam que estavam ouvindo a verdade. Porque para muitos dos presentes naquela noite, é exatamente isso que o Los Crudos era: a verdade”
Esse trecho foi retirado do livro 'Não devemos nada a você' (pois esse trecho sobre o fim da banda, é algo tão... hmm.. verdadeiro).
Lendo as historias, resenhas e entrevistas da banda podemos dizer que o Los Crudos chegou (merecidamente) onde queria. A primeira idéia era montar uma banda que pudesse apoiar os jovens da sua comunidade e mostrar que eles não estavam sozinhos, a segunda era expressar suas idéias e ideais para o maior numero de pessoas possíveis, e a terceira era fazer tudo isso de forma independente, comunitária e DIY.
Bem, eles conseguiram. A banda montou o seu próprio selo (o Lengua Armada), gravaram seus cds, serigrafaram suas capas, organizaram seus shows.. sem esperar que alguém fizesse tudo isso por eles.
Totalmente ligados a política a banda de Chicago (EUA) que cantava em espanhol, seguiu em turnê por todos os EUA, Europa, México, Japão e em toda America Latina, distribuindo suas letras, textos e discursos sobre política mundial e pessoal durante as apresentações. Muita gente não entendeu ou não quis entender o Los Crudos, eles não eram uma banda que queriam só agitar, eles queriam ir além e para muitos e para nós do F.E eles foram e ainda são inspiradores.
Los Crudos. Verdadeiro. Punk e Independente.
'Falando sério, é assim que me sinto em relação ás coisas. Como disse, a banda pode acabar nesse momento, pode acabar hoje de tarde, mas a razão pelo qual começamos vai continuar existindo. Crudos ou não, não importa. Basicamente, os motivos pelos quais as canções foram escritas, e porque escrevemos as canções e as letras e tudo o que dizemos, faz parte de nós. Nunca conseguiremos nos afastar disso' Martin, vocalista da banda.
Vamos deixar disponível a discografia completa para download. Baixem!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário